Identificadas ás vítimas do grave acidente na BR 020. Casal de Nova Fátima está entre os mortos


O passageiro que estava no banco de trás do veículo, que segundo informações, é do município de Gavião, morreu quando estava sendo socorrido

Uma colisão na manhã de sábado, 08, envolvendo um HB20, dirigido por um homem identificado por Jorge Sena de 29 anos, da cidade de Barreiras e Gol com placa de Cuiabá, que viajavam duas pessoas da cidade de Nova Fátima, Josenel Rodrigues, conhecido como “Nel de Genésio”, e sua esposa, Joice Oliveira Pereira, de 20 anos, morreram no local. Outra pessoa chegou a ser socorrida pelo Samu, mas não resistiu e também morreu a caminho da unidade de saúde da cidade de Luiz Eduardo Magalhães.

O corpo de Nel e de sua esposa foram retirados das ferragens pelo Corpo de Bombeiro e levados para a cidade de Luiz Eduardo Magalhães. O passageiro que estava no banco de trás do veículo, que segundo informações, é do município de Gavião e era colega de trabalho de Nel, teve ferimentos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu.

Fonte: Goby Rios/ Wesley Santos/Blog Sigi Vilares/G1

Ainda de acordo com as informações, o HB20 trafegava no sentido Brasília e teria tentado fazer uma ultrapassagem, o motorista também ficou ferido e foi levado para a UPA de Luiz Eduardo Magalhães e depois foi transferido para o hospital do Oeste em Barreiras. Não corre risco de vida.

 

ntercâmbio Troca de Saberes entre Crianças e Adolescentes,é promovido na cidade de Nova Fátima

Na terça-feira, dia 22 de dezembro, na cidade de Nova Fátima, aconteceu o Intercâmbio de Troca de saberes com pais, professores, coordenadores e crianças do projeto ACTIONAID.

O intercâmbio teve como objetivo principal, reunir crianças, pais, professores, para uma palestra, onde incentivou as crianças do município a ter um interesse maior pela higiene e a saúde. Durante o evento, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rural de Nova Fátima (STTR), Gilmario do Sindicato, como é popularmente conhecido, participou, falando sobre a importância do intercâmbio.

Para o presidente do Sindicato, o intercambio é importante para a formação e educação dos jovens do município, pois eles serão o futuro da sociedade.

“É importante está interagindo estes momentos pois as crianças serão os responsáveis por uma nova sociedade e que seja uma sociedade justa e democrática com igualdade social, serão os responsáveis, para dirigir as políticas públicas, para o nosso povo e o conhecimento é algo fundamental para sua formação educacional, psicológica e moral, o conhecimento é algo que temos de mais valor, pois adquirido ninguém é capais de nos roubar e vamos ter para sempre. O projeto tem uma Grande Parceria nossa do sindicato através da secretaria de Jovens na pessoa da Sec. Cemi e execução do MOC, entidade sólida e que contribui muito com a formação e a qualidade de vida do povo de toda nossa região, só tenho que parabenizar a todos e dizer que fico feliz em ouvir o depoimento da mãe em afirmar que o projeto está contribuído com uma boa educação e formação para seu filho. Disse Gilmario do Sindicato.

A multiplicadora Rosana Peixoto, acredita que a iniciativa, proporciona educação, através de uma forma lúdica.

“Nós temos como objetivo, trazer as crianças para esse intercambio, para que possa ter um dia lúdico, desperta mais interesse a higiene, como hoje que tem o tema “higiene e saúde”. Esse intercâmbio de além de ser muito bem é educativo para as crianças do município de Nova Fátima”. Disse Rosana Peixoto, jovem multiplicadora de vinculo do município de Nova Fátima.

Para a coordenadora das escolas do campo do município, Dejane Araújo, o intercambio proporciona o compartilhamento de saberes.

“Nós juntos, com as comunidades do município, vamos trocar os saberes com as crianças, trazendo um canto, uma roda, assim fazendo com que desperte o interesse há higiene, nas crianças que estão, presentes, assim passando o que aprendeu para os seus coleguinhas. Disse a coordenadora das escolas do campo, Dejane Araújo.

Fonte: vr14

Nova Fátima-XVIII Festa de Vaqueiros do Pov. Alto Bonito de Dedego foi realizado com sucesso

No Sábado, dia 19 de Dezembro, no Pov. Alto Bonito de Dedego na cidade de Nova Fátima, aconteceu a XVIII Festa de Vaqueiros e Fazendeiros. Promovida pelo presidente da Festa Baio de Dedego como é conhecido e o vice-presidente Vadinho.

A festa que iniciou cm um desfile de grupos de montaria, atraiu um grande público do município e de toda região, com grandes atrações musicais, como Na Pegada com Mendes e Mateus, Arreio de Luxo e a Banda Geração Eletrônica. O evento contou com a participação de várias lideranças políticas e comunitárias e a presença Marcante do Dep. Federal Daniel Almeida ao lado de Gilmario do Sindicato.

“É Gratificante poder estar aqui entre grandes amigos compartilhando, este momento de muita alegria para todos que estão presentes, ao lado de Grandes Parceiros como nosso Dep. Federal Daniel Almeida, entre várias outras lideranças comunitárias, políticas e a população local do município e da região. Sem dúvida esta é mais uma grande festa de vaqueiros, neste povoado que leva consigo o nome do respeitável fundador do povoado “Alto Bonito de Dedego”, este é um evento muito importante, pois trata-se de uma grande festa cultural que já vem sendo realizado há anos, pois já estamos na XVIII Festa de Vaqueiros desta comunidade local, parabenizo a todos que estão fazendo esta festa e em especial a duas Grandes Lideranças desta comunidade o presidente da Festa Baio de Dedego e o vice-presidente Vadinho, dois grandes amigos, parceiros camaradas, duas grandes lideranças comunitárias e política desta comunidade é quem tem caminhado lado a lado, conosco nas nossas caminhadas políticas e sociais, quero dizer aos nossos parceiros e em especial ao Baio e ao Vadinho que ouvido atentamente a suas falas, ficamos gratificado pelo seu reconhecimento e por apostarem em nosso trabalho e é por isto que estamos frequentemente, aqui no município e nesta comunidade ao lado dos nossos Deputados, juntos com vocês, porque são exemplos de boas lideranças que apostam em um projeto político de quem realmente trabalha e é por isto que estamos com vocês e com este povo querido, pois lutamos por todos, mas já mais nos esqueceremos daqueles que machão conosco, vamos à luta, vamos à frente e conte sempre conosco como parceiro, amigo e liderança social e política. Parabenizo a Polícia Militar e a todos mais uma vez desejo uma festa cheia de paz e alegria um feliz Natal e um 2016 cheio de paz, saúde e realizações, que possamos reafirmar nosso compromisso de luta dedicação por dias melhores para o povo de Nova Fatima”. Palavras de Gilmario Ferreira de Oliveira, Conhecido por Gilmario do Sindicato, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Fatima, e presidente do PC do B (Partido Comunista do Brasil), no município de Nova Fátima.

Através de constatação do VR14, junto ao público participante do evento, notou-se que Gilmario tem se tornado a cada dia uma grande liderança política em Nova Fátima, pelo destaque da sua atuação junto à gestão do Sindicato e a Frente do Partido do PC do B, Junto com os Dep. Daniel Almeida e Bobô com seu jeito simples, amigo e de muita garra tem se tornado referência política, onde seu nome vem sendo cogitado como possível pré-candidato, para encabeça ou compor a chapa majoritária para Prefeitura de Nova Fatima em 2016, perguntado ao mesmo em entrevista pelo VR 14 ele não deixa confirmado a sua candidatura porém não descarta a possibilidade, diz que estar ao lado do povo e aberto para dialogar com toda a população, com as lideranças políticas partidárias e comunitárias, independe de grupo político, ou religião.

“Em todos lugares tem gente boa e por isto devemos discutir aconjuntura de um projeto político que atenda a todos e principalmente aos que mais precisa, nosso partido é um partido sólido com mais de nove décadas, de mais de 95 anos de existência, criado pelos movimentos sindicais e sociais com o objetivo de defender o socialismo e a igualdade social por isto precisamos avançar com nosso projeto político do partido, aumentando a sua representatividade em Nova Fátima e em todo o estado, precisamos eleger políticos pelo seus conhecimentos e capacidade de gerenciar bem os órgãos e recursos públicos e não pelo bens ou condições financeiras própria, se a sociedade quer cidades, estados e um país justo, tem que aprende a escolhe bem seus representantes, só assim é possível acabar com a corrupção”. Disse Gilmario do Sindicato.

Para Vadinho foi um momento de felicidade, realizar a XVIII Festa de Vaqueiros, porque mesmo com as dificuldades, foi possível fazer com a festa fosse realizada.

“Foi um momento difícil, até porque, pela questão da seca, a gente ainda pensou em desistir de fazer a cavalgada, por questão do clima do tempo, mas já estava com mais de três meses, marcado para acontecer a festa, então não poderia adiar, porém com ajuda de alguns amigos conseguimos fazer com que acontecesse, juntamente com Gilmario do Sindicato, porque se não fosse por ele a gente ia sofrer muito, ia ser bem mais difícil.” Disse Vadinho vice-presidente da festa.

 

"Conseguimos realizar uma boa festa, contamos com o apoio de Gilmario, um cara que nos defende em todas as horas difíceis, estávamos preocupados com a festa e foi ele que bateu em meu ombro e falou pode fazer, além de todos os amigos que nos ajudaram” Disse o Presidente da Festa Baio de Dedego, como é popularmente conhecido.

Para o Dep. Federal Daniel Almeida é importante esse tipo de evento para a cultura local de Nova Fátima.

“É muito importante, esse tipo de evento para a cultura local, eu fico muito feliz em ver que essa festa já se realiza, por dezoito vezes e é muito importante a comunidade não deixar de organizar o evento como esse. Porque a cultura da cavalgada, da vaquejada é a nossa identidade. E essa festa também, tem a grande colaboração de Gilmario, ele que é o meu candidato, a prefeito de Nova Fátima, ele é umas das pessoas mais preparadas, para dar um salto de qualidade, na gestão do município, gosta do município, tem identidade com o homem do interior, trabalhador, competente e muito realizador, tudo que ele mete a mão, avança, então ele tem todas as condições de ser candidato a prefeito”. Disse o Dep. Daniel Almeida.

Fonte: vr14

Débora Carvalho de Nova Fátima eleita a Rainha da Vaquejada em Serrinha 2015

A estudante Débora Carvalho, de 22 anos, foi coroada Rainha da Vaquejada em Serrinha 2015. O desfile aconteceu na noite de sábado (1º), no Parque Maria do Carmo, em Serrinha, a 173 Km de Salvador. Na oportunidade, também foram eleitos o Peão e as duas Princesas da vaqueirama.

Débora Carvalho, do município de Nova Fátima, disputou o trono com mais doze candidatas, representantes de Serrinha e outros municípios baianos. A jovem estudante de Educação Física conta que esta é a primeira vez que participa de um concurso de beleza e que ficou surpresa com o resultado.
“Eu sempre tive vontade de participar, mas o estímulo maior veio dos meus amigos. Eles sempre me incentivavam, falando que eu tinha potencial, e, graças a Deus, me inscrevi e venci”, disse. Como premiação, a morena ganhou uma moto 0 km.

Já o Peão, José Renato Júnior, de 21 anos, revela que o título representa a realização de um desejo antigo “É um sonho que eu tenho desde pequeno. Minha família tem fazenda e todo mundo curte vaquejada”. Júnior, que é estudante de Nutrição, representou a cidade de Valente e levou para casa o prêmio de R$2 mil.

As belas Lorena Silva Araújo ( Coité) e Emmily Velane (Serrinha) foram eleitas 1ª e 2ª Princesa, respectivamente. Lorena recebeu o prêmio de R$2 mil, enquanto Emmily faturou R$1 mil. Após o desfile, as bandas Sintonia Bahia e Seu Maxixe animaram o público.

A 19ª edição da Vaquejada em Serrinha acontece de 3 a 6 de setembro. Luan Santana, Henrique e Juliano, Wesley Safadão, Fernando e Sorocaba, Harmonia do Samba, Aviões do Forró, Tayrone Cigano e Pablo são algumas das atrações. Saiba mais em www.vaquejadadeserrinha.com.br
Fonte: www.acordacidade.com.br

Informações Adicionais